Como Ler Esquemas de Motores de Ventiladores: Guia Completo para Interpretar e Rebobinar um Motor!
top of page
Buscar

Como Ler Esquemas de Motores de Ventiladores: Guia Completo para Interpretar e Rebobinar um Motor!

  • Foto do escritor: Mistura Tudo
    Mistura Tudo
  • 27 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Olá, leitores do Blog Mistura Tudo! Estamos de volta para trazer um guia detalhado sobre a interpretação de esquemas de motores de ventiladores. Se você já se sentiu perdido ao tentar entender as complexidades desses diagramas, este post é para você!


Introdução ao Mundo dos Esquemas

Entender os esquemas de motores de ventilador pode parecer uma tarefa difícil, especialmente para iniciantes. Por isso, vamos descomplicar esse processo, passo a passo, para que você possa realizar reparos com confiança.




1. Potência e Tensão: A Base do Entendimento

No esquema apresentado, começamos analisando a potência (160 watts) e a voltagem (220 volts) do ventilador. É crucial ajustar esses valores se a voltagem na sua região for diferente, evitando problemas de desempenho. Nesse caso esse esquema só irá funcionar com perfeição, na rede elétrica (Tensão) de 220 Volts. Caso queira utilizá-lo em uma região onde a tensão elétrica é 110 ou 127v, você vai precisar alterar esse esquema. Veja esse esquema em 127v aqui.


2. Desvendando o Pacote (Estator)

O estator, também conhecido como pacote, é uma peça fundamental. As medidas específicas indicadas no esquema são essenciais para garantir uma instalação precisa e eficaz durante o rebobinamento. o pacote é basicamente o ferro onde se coloca as bobinas. veja na imagem um estator de ventilador de parede.

Para ter sucesso no rebobinamento, você precisará conferir se as medidas do estator é compatível com as medidas mostradas no esquema. veja a forma correta de conferir observando a imagem abaixo.


Em milímetro esse da imagem acima, está medindo 16 milímetros. O que é bem próximo do esquema que tomamos como exemplo. O que significa que esse esquema é compatível com o nosso estator.

Observação: Embora esse esquema que estamos trabalhando, não mostre a medida enterna do estator, em alguns esquemas também vamos encontrar a medida enterna do estator. Isso trará mais precisão na compatibilidade do esquema com o estator. Veja como conferir essa medida na imagem abaixo.



3. "Passe Quatro" e "Passe Seis": Decifrando o Jargão

Agora, entramos no jargão dos Motores: "passe quatro" e "passe seis". O que esses termos significam e como influenciam as bobinas, comuns em ventiladores de parede e motores de máquinas de lavar.

O passe tem relação direta com o canal onde os fios serão colocados na hora de rebobinar um motor. Se os fios entram em um canal e saem quatro canais depois. Chamamos de passe quatro. veja o exemplo


Os canais são esses espaços marcados com pontos vermelhos. Os dedos representam a fiação, que nesse caso entra em um canal, conta-se 1, 2, 3, 4, e entra novamente. por esse motivo chamamos de passe quatro.

O passe seis segue a mesma regra. veja o exemplo.



4. Agora vamos entender o que é uma bobina ou enrrolamento.

A bobina é basicamente os fios enrrolados, e esse errolado de fios chamamos de espiras. Na leitura do nosso esquema, vamos ver uma ária chamada espiras, que nada mais é que as medidas que indica a quantidade de voltas que essa bobina vai ter, tanto no passe 4 quanto no passe 6.



No nosso exemplo, temos 163 voltas de fios no passe 4, e 330 no passe 6. Veja o exemplo de como vai ficar quando montamos essa bobina no estator.


5. Espessura do fio ou bitola do fio.

O fio é medido em milímetros, mas não é fácil a leitura em milímetro, por isso foi criado uma tabela que transforma a medida em milímetro para números. Essa tabela é chamada de tabela AWG. Em alguns casos você também vai ver a expressão, Bitola do fio. Isso também está relacionado com a espessura do fio. No nosso esquema vamos observar a bitola do fio em AWG. e a medida do fio é 28 na tabela AWG, tanto na bobina principal com na secundária.



Sei que temos muito a explorar no mundo dos motores, mas sei também que não vou conseguir esclarecer todos os detalhes nesse post, como eu realmente gostaria. Por isso resolvi gravar um vídeo para explicar melhor esse assunto e também sugerir um curso de rebobinagem de motores de ventiladores que pode tirar suas dúvidas e trazer uma grana extra para o seu bolso.



 
 
 
bottom of page